Notícias

A Asociación Ibérica de Historia Ferroviaria (ASIHF) convoca o VIII Congreso de Historia Ferroviaria, que se celebrará em Lisboa durante os dias 27-28-29 de octubre de 2021 en las sedes del ISCTE (CIES-IUL), el cual cuenta con el apoyo de la Universidade de Évora (CIDEHUS) y la Universidade NOVA de Lisboa (CIUHCT).

De 27.10.2021 | 09:30 a 29.10.2021 | 17:00

Preservar não é tudo. No que diz respeito aos arquivos é importante que estejam acesssíveis tanto fisica como digitalmente, com qualidade e o suporte de trabalho especializado

Publicado em 15.06.2020

O estudo das fontes existentes no Arquivo Nacional de Angola ainda não é muito conhecido para o estudo das fontes sobre os Caminhos de Ferro de Angola. Por tal razão, considera-se importante mostrar a comunidade científica esta alternativa que favorece restaurar a história.

Publicado em 12.06.2020

A investigadora Leonor Dias Garcia partilha suas experiências em diferentes arquivos portugueses, com destaque para o desafio da conservação dos documentos e a sua utilização em suporte digital

Publicado em 12.06.2020

A investigadora Ana Pereira Ferreira traz o relato em primeira pessoa sobre a utilização dos arquivos da Torre do Tombo na investigação em História Medieval.

Publicado em 12.06.2020

O Arquivo Nacional de Cabo Verde e a experiência do investigador José Silva Évora na investigação sobre Cabo Verde em arquivos portugueses e cabo-verdianos.

Publicado em 12.06.2020

Do passado ao futuro, a visão e a experiência de um arquivista sobre a missão dos arquivos

Publicado em 11.06.2020

CIDEHUS Convida: Semana dos Arquivos.2020

Os arquivos são recorrentemente frequentados pelos arqueólogos em busca de documentação histórica, cartográfica, fotográfica, ou de qualquer outra natureza – fontes complementares e essenciais no estudo dos sítios, dos contextos e dos artefactos arqueológicos.

Publicado em 10.06.2020

Com esta nossa iniciativa, é aos investigadores que cabe agora a responsabilidade de resgatar do esquecimento todos aqueles que têm passado à margem da História, como se nunca tivessem existido.

Publicado em 09.06.2020

CIDEHUS assinala do Dia Internacional dos Arquivos com a publicação de uma série de textos de seus investigadores e profissionais responsáveis por arquivos fundamentais a investigação realizada no centro.

Publicado em 09.06.2020