X Seminário Permanente sobre a Inquisição
"Inquisição & Território(s)"

Decorreu no passado dia 7 de Dezembro no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, o X Seminário Permanente sobre a Inquisição, sob o tema "Inquisição & Território(s)".

Decorreu no passado dia 7 de Dezembro no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, o X Seminário Permanente sobre a Inquisição, sob o tema "Inquisição & Território(s)".
Este seminário já tem tradição no âmbito das atividades do CIDEHUS e resulta, de há três anos a esta parte, de uma parceria do centro com a FEA, detentora do antigo Palácio da Inquisição, onde hoje se encontra instalado o seu Centro de Arte e Cultura.

Este ano, o seminário dividiu-se em duas partesA primeira contou com as comunicaçõesde Teresa Cordeiro, que traçou uma análise breve da comunidade cristã-nova da cidade de Viseu, entre os séculos XVI e XVIII; de Filomena Barros, que fez o público mudar de território, centrando-se em Setúbal e num pequeno grupo de mouriscos, ali residentes entre 1556 e 1558; por fim, Miguel Rodrigues Lourenço levou os ouvintes a viajar até às partes mais recônditas do Império português, analisando a presença dos comissários do santo ofício em Macau, nas centúrias de XVI e XVII, e as dificuldades no controlo daquele espaço geográfico.

Na segunda parte foi apresentado um projeto teatral com fundamento histórico sobre a Inquisição – Bula Cum Ad Nihil Magis – que pretende levar os espectadores a visitarem o centro histórico de Évora. Desenvolvido em parceria com o CIDEHUS, que fornece o apoio científico, é uma criação da Coisasdocorpo com produção da associação ExQuorum.

Anexos
Publicado em 17.12.2018