Congresso Internacional
CULTURAL MAPPING: LINKING HERITAGE (TANGIBLE AND INTANGIBLE) AND CREATIVE TOURISM

Nos dias 29 e 30 de Novembro teve lugar, na Universidade de Évora, o Congresso Internacional “Cultural Mapping: Linking Heritage (Tangible and Intangible) and Creative Tourism”organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e pelo Laboratório de Turismo do CIDEHUS.

Neste congresso participaram especialistas de áreas muito diversificadas, tais como aHistória, o Património, a Arte e o Design, a Arqueologia, a Geografia, o Marketing Territorial, a Sociologia e o Turismo. Foram apresentadas um total de 22 comunicações e estiveram representadas 11 nacionalidades, o que demonstra, de forma efetiva, o nível de internacionalização do encontro.

Entre os temas em debate estiveram os desafios de utilizar o mapeamento cultural, como ferramenta para identificar vários patrimónios (material, material, natural), e a diversidade cultural num sentido mais lato, assim como a sua contribuição para a reflexão sobre os lugares, as pessoas e os recursos. A premissa de partida consistiu nas potencialidades que o mapeamento cultural oferece para a identificação de valores identitários, mas também de propostas de acção. Como? Através de abordagens que tenham em conta o envolvimento e a participação das populações, contribuindo assim para o planeamento informado de práticas, estratégias e políticas. Nomeadamente na área do turismo criativo, com impacto ao nível da sustentabilidade e desenvolvimento local.

Entre as várias conclusões, destacam-se: o papel da participação e do envolvimento das populações, assim como dos vários actores e intervenientes implicados nas iniciativas de mapeamento cultural e respetivas ações; e a importância das novas tecnologias (ex. realidade aumentada, entre outras) não como fim em si mesmo, mas como ferramenta para dar maior visibilidade ao património na sua diversidade.

O programa contou com várias comunicações sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto CREATOUR - “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais” (2017-2019), no qual o CIDEHUS é parceiro. Trata-se de um projecto de investigação multidisciplinar baseado numa abordagem teórico-prática de processos colaborativos e que pretende contribuir para o desenvolvimento de um sector de turismo criativo sustentável em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em várias regiões de Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

Para saber mais, consulte o programa do congresso, aqui

Veja a galeria de fotografias do evento. 

 

Publicado em 05.12.2018