Lançamento de E-Book
Autoria de Hugo Silveira Pereira

Será lançado, no dia 06 de Dezembro, na Biblioteca Geral da Universidade de Évora, o E-Book "Os caminhos-de-ferro do sul e do sueste e o relatório do engenheiro C. F. White (1868)" da autoria de Hugo Silveira Pereira.

O livro de Hugo Silveira Pereira "Os caminhos-de-ferro do sul e do sueste e o relatório do engenheiro C. F. White (1868)" transcreve uma fonte inédita sobre a construção da linha de caminho de ferro que ligava Lisboa com os territórios do Sul. Numa edição crítica, que podemos inserir na comemoração dos 155 anos da chegada de um dos meios de comunicação mais relevantes da contemporaneidade (e agora tão esquecido) a Évora, esta publicação revela parte da história tecnológica do país (importação do know-how estrangeiro, as tecnologias, materiais e saberes) de um dos projetos prioritários do fontismo.

A obra está inserida na coleção Fontes & Inventários, editada pelo CIDEHUS - Centro Interdisciplinar, História, Culturas, Sociedades, que tem como objetivo a publicação de fontes documentais inéditas ou inventários de coleções ou arquivos relevantes para o conhecimento e estudo do Sul. A apresentação estará a cargo da professora Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-UÉ)

Por descrever a importância da ligação de uma periferia eminentemente agrária que sofria de dificuldades de escoamento de produção, essencial também ao aprovisionamento do centro, o processo da chegada do comboio foi essencial para o desenvolvimento e integração deste nosso Sul e da sua aproximação ao centro.

O E-Book está disponivel em acesso aberto, na OpenEdition. Consulte aqui

Organização: CIDEHUS - UÉvora
Em 06.12.2018
18:00 | Centro de Recursos para a Inclusão-CRI da BGUE (antiga sala do Governo Civil)