LA SEVILLA LUSA | La presencia portuguesa en el Reino de Sevilla durante el Barroco/A presença portuguesa no Reino de Sevilha no período Barroco
Fernando Quiles, Manuel Fernández Chaves e Antónia Fialho Conde (coords.)

Foi recentemente publicado o IV volume da Coleção "Universo Barroco Iberoamericano"La Sevilla Lusa – coordenado por Fernando Quiles (Universidad Pablo de Olavide), Manuel Fernández Chaves (Universidad de Sevilla) e Antónia Fialho Conde (CIDEHUS-UÉvora).

Os capítulos desta obra focam a presença dos portugueses em Sevilha e no seu Reino, durante o período moderno, com novos dados sobre as influências cultural e artística na cidade mais portuguesa fora das fronteiras de Portugal. São abordados os seguintes temas: gente de negócios, escravidão, cultura impressa e festiva e circulação de artistas e objetos artísticos.

Esta publicação, por um lado, contribui para o reconhecimento da importância da relação cultural entre Sevilha e Lisboa. Esta ligação possibilitou ao espaço ibérico transcender os limites regionais e fazer-se presente no mundo.

Esta obra, também, permite identificar os fluxos de artistas e influências culturais entre ambos os lados da fronteira, tendo Sevilha como o principal centro de difusão e receção.

Por outro lado, as investigações de carácter social e económico, mais recentes, sobre a presença portuguesa na cidade de Sevilha reforçam a necessidade de compreender a sua importância histórica, verificando-se que a população portuguesa e sevilhana se encontravam muito mais próximas no período moderno do que na atualidade. Participavam na vida cultural, económica, artística e religiosa da cidade marinheiros, cosmógrafos, comerciantes, médicos ou simples trabalhadores, os quais deixaram palácios e obras de arte como pegada da sua presença e desejo de integração na sociedade sevilhana. A pesquisa desenvolvida também não esqueceu a criação de confrarias, nas quais os membros da nação portuguesa assinalavam a sua origem e, ao mesmo tempo, se integravam no tecido da sociabilidade religiosa hispalense.

Tudo isto se integra num vasto movimento historiográfico que acaba por unir as margens do Atlântico e que vai ganhando a atenção e o reconhecimento da comunidade académica internacional, nomeadamente no campo da História, mas também da História da Arte e da Literatura.

A edição resulta de uma parceria editorial entre a Universidad Pablo de Olavide (Enredars Publicaciones) e o CIDEHUS-Universidade de Évora

A obra está disponível em acesso aberto no site do CIDEHUS.

Descarregue aqui...

Publicado em 02.12.2018