WORKSHOP INTERNACIONAL
The Ties that Bind: Rethinking dependences in the Medieval Iberian Peninsula and Beyond

Decorreu, nos dias 03 e 04 de setembro, o Workshop Internacional “The Ties that Bind: Rethinking dependences in the Medieval Iberian Peninsula and Beyond"organizado por Filomena Barros e Clara Almagro, investigadoras do CIDEHUS.

No encontro participaram investigadores convidados, provenientes de distintas instituições de investigação científica do Reino Unido, Itália, Israel, Espanha e Portugal. 

Durante dia e meio, os participantes apresentaram as últimas novidades relativas à investigação sobre servidão, escravidão e outras formas de dependência existentes no Mediterrâneo medieval, tanto em áreas sob domínio cristão como islâmico.

As diversas contribuições deram origem a animadas discussões, nas quais se refletiu sobre aspetos terminológicos e concetuais relativos às formas de dependência durante e Idade Média, as transformações e continuidades ao longo do tempo e as diferenças e semelhanças entre as distintas áreas geográficas. De entre as questões abordadas, destacam-se as reflexões sobre a possibilidade de sobreposição de distintas formas de dependência pessoal sobre a mesma pessoa e os conflitos que poderiam surgir por essa razão; a necessidade de reconsiderar as formas de dependência (e especialmente de escravatura) como uma realidade gradativa e pluriforme; e a complexidade do continuar das formas de dependência, inclusivamente quando esta estava formalmente suspensa.

 

Consulte o programa do workshop, aqui

 

 

Publicado em 12.09.2018