Editado o nº7 da coleção Fontes & Inventários

Acaba de ser editado o nº7 da coleção Fonte & Inventários intitulado O Conjunto Lexicográfico Prosodia (1634-1750) de Bento Pereira, S. J., da autoria de Helena Freire Cameron.

Esta edição resulta de primeira chamada para publicações no âmbito desta coleção, aberta exclusivamente a autores e investigadores externos ao CIDEHUS, realizada em 2017. Esta coleção dedica-se à publicação de fontes relevantes para a história do Sul, no seu sentido mais abrangente, ou à publicação de inventários de bibliotecas ou arquivos, relevantes para o estudo do Sul.

O conjunto lexicográfico da Prosodia, da autoria do Jesuíta Bento Pereira (1605-1681) teve um longo percurso editorial ativo por mais de um século, com doze edições publicadas entre 1634 e 1750, entre Lisboa e Évora (Universidade de Évora).
Este volume dicionarístico, que reúne os dicionários Prosodia latim-português e Tesouro português-latim, além de outras obras, foi um importante manual de ensino do latim e do português nos colégios inacianos, em Portugal e no espaço de ensino e de missão da Companhia de Jesus. Foi proibido por D. José aquando das Reformas Pombalinas e recebeu ordem de destruição. Apesar das vicissitudes, a  Prosodia  sobreviveu  aos  tempos,  chegando  até  nós  diversos  volumes em bibliotecas espalhadas pelo mundo.
A obra divide-se em duas partes distintas: na primeira parte é apresentado um estudo introdutório, que engloba a vida e obra do Jesuíta Bento Pereira, e uma breve descrição do volume dicionarístico Prosodia. Na segunda parte, é feita a transcrição documental dos dois catálogos de autores das primeiras edições do Tesouro e da Prosodia. Confirma-se a dilucidação da sequência editorial, que esteve envolta em discrepâncias na literatura, e apresentam-se facsimile dos rostos de todas as edições deste importante volume, marco da história da lexicografia bilingue latina e portuguesa.
A obra está disponível em acesso aberto, na OpenEdition.

Consulte aqui...

Publicado em 12.07.2018