II Colóquio Internacional | A Presença Portuguesa em Ziguinchor: Memórias e Patrimónios

Deadline: 30. Setembro. 2018

Está aberta a chamada de comunicações para o II Colóquio Internacional "A Presença Portuguesa em Ziguinchor: Memórias e Patrimónios" que decorrerá na Universidade de Évora, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2019.

| INTRODUÇÃO |

Em 2016, comemorou-se o 130º aniversário da assinatura da Convenção luso-francesa que delimitou os territórios das duas potências. Nesta sequência, Ziguinchor (e a região de Casamansa, lacto sensu) passa do domínio colonial português para o francês. Para comemorar o acontecimento histórico decorrente da Conferência de Berlim (1884/85), em dezembro de 2016, o Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Línguas, Literaturas, Artes e Culturas da Universidade Assane Seck (Ziguinchor – Senegal) organizou o I Colóquio Internacional A Presença Portuguesa em Ziguinchor: História, Património Material e Imaterial.

Ao longo de vários séculos de presença portuguesa na região e de lutas entre possessões europeias pelo controlo dos entrepostos comerciais da província de Casamansa, foi produzido um substancial conjunto de textos descritivo-narrativos. Com efeito, existem textos, publicados e/ou inéditos, portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses que olham para esta parte do mundo e a descrevem. Normalmente enquadrados no género da literatura de viagens, o conhecimento destes documentos é fundamental para diferentes áreas do Saber porquanto saíram do punho de autores com diferentes formações: uns marinheiros, outros pilotos, missionários, comerciantes, simples viajantes ou cientistas, que lançaram olhares e a sua atenção sobre aspetos do modus vivendi das populações locais desta costa

Nesta medida, o II Colóquio Internacional A Presença Portuguesa em Ziguinchor: Memórias e Patrimónios visa dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2016 e, como tal, apresentar-se-á como um espaço de debate multi e interdisciplinar que pretende revisitar a história, a herança cultural portuguesa e as dinâmicas que a mantêm viva.

| CHAMADA DE COMUNICAÇÕES |

Convidam-se historiadores, sociólogos, etnólogos, antropólogos, linguistas, filólogos, arquivistas, geógrafos, botânicos, farmacêuticos e investigadores de outras áreas científicas a apresentar uma proposta de comunicação tendo por base os eixos temáticos propostos.

Eixos temáticos:

1 – A presença portuguesa em Ziguinchor

·         História da presença portuguesa em Ziguinchor

·         Influência portuguesa no património material da região de Casamansa

·         Influência portuguesa no património imaterial da região de Casamansa

2 – Memória e memorialização da presença portuguesa em Ziguinchor

·         Literatura/Relatos de viagens sobre a região de Casamansa

·         Literatura tradicional de influência portuguesa

·         Crioulo de base portuguesa de Casamansa

3 – Paisagens naturais e antropizadas da região de Casamansa

·         Fauna e flora autóctones

·         Fauna e flora introduzidas pelos portugueses e outros europeus

Línguas de comunicação: português e francês

Propostas de comunicação: As propostas de comunicação, com um máximo de 300 palavras e 5 palavras-chave, devem inscrever-se num dos eixos temáticos e ser acompanhadas de uma breve nota biográfica do autor/dos autores (10 linhas no máximo, indicando a afiliação institucional e o endereço eletrónico).

Todas as propostas devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: ziguinchor2@uevora.pt

Publicação de trabalhos: Só serão publicados os trabalhos que forem apresentados durante o encontro e todos os trabalhos enviados para publicação serão alvo de revisão científica por pares no sistema double peer review.

Datas importantes:

Datas da conferência: 28 e 29 de janeiro de 2019

Data limite de envio das propostas de comunicação (resumos): 30 de setembro de 2018

Resposta do comité científico: 15 de outubro de 2018

Envio do programa provisório: 30 de novembro de 2018

Envio do programa definitivo: 15 de janeiro de 2019

| INSCRIÇÕES |

Inscrições com comunicação:

Até 30 de Novembro de 2018 - 60€

Depois de 30 de novembro de 2018 - 80€

Inscrições sem comunicação:

Até 20 de janeiro de 2019 - 20€

As inscrições ficarão disponiveis brevemente na plataforma de Gestão de Eventos da Universidade de Évora.

Passos do Registo e Inscrição

1. Realize o seu registo em https://sge.uevora.pt/users/register (receberá um email de confirmação para finlizar o seu registo)
  2. Realize o login em https://sge.uevora.pt e selecione o evento “II Congresso Internacional | “A Presença Portuguesa em Ziguinchor: Memórias e Patrimónios”
  3. Selecione a opção “Inscrever” nas opções laterais do lado direito e de seguida “Confirmar Inscrição“
  4. (Opcional, se quiser submeter um resumo) Selecione a opção “Submeter resumo” nas opções laterais do lado direito
  5. Depois de confirmada a inscrição e realizado o pagamento, selecione a opção “Comprovar Pagamento” onde lhe serão pedidos os dados para a facturação e onde deverá fazer o upload do comprovativo de pagamento.

Consulte o website do evento aqui

Publicado em 28.05.2018