Apresentação da obra "A Grande Guerra em Moçambique - O Diário do Tenente Frederico Marinho Falcão (1916 - 1918)"
Será apresentada, no dia 24 de maio, pelas 18h, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, a obra "A Grande Guerra em Moçambique - O Diário do Tenente Frederico Marinho Falcão (1916 - 1918)", com coordenação de Francisco Vaz, editada pelas Edições Colibri.
Segue-se uma conferência por Francisco Vaz e Hélder Adegar da Fonseca, docentes da Universidade de Évora.

A obra será apresentada no âmbito do programa do Centenário da Grande Guerra organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, que decorrerá entre 24 de maio a 14 de junho de 2018.   A publicação divulga o diário de Frederico Marinho Falcão (1887-1956) que, em 1916, integrou a terceira Força Expedicionária Portuguesa a Moçambique, como Tenente de Artilharia, para combater na Grande Guerra contra os alemães na fronteira norte, nas margens do Rovuma. Dada a escassez de testemunhos escritos na primeira pessoa sobre a Grande Guerra em África, importa divulgar este diário de elevado valor histórico. As notas que Frederico Marinho Falcão foi escrevendo relatam alguns dos factos e momentos que viveu, entre 3 de Junho de 1916 e 3 de Fevereiro de 1918. E apresentam a perspetiva de um combatente sobre a guerra, as dificuldades que teve de enfrentar, desde o início do seu embarque para Africa e sobretudo o tempo em que foi prisioneiro dos alemães, entre 29 de Novembro de 1916 e 18 de Novembro de 1917.
O diário, que agora se publica, escrito na íntegra por Frederico Marinho Falcão, relata com pormenor a sua campanha em África, na companhia de outros combatentes portugueses, belgas e ingleses. Os registos caracterizam-se pela objetividade, com indicação de dados numéricos sobre os mais variados aspetos: as refeições, os safaris, os quilómetros percorridos e os preços dos produtos alimentares adquiridos aos indígenas.
A objetividade está também presente nos numerosos dados qualitativos, como a descrição da falta de mantimentos, vestuário, calçado, as doenças e falta de higiene, ou os desabafos sobre a má qualidade das choupanas onde os prisioneiros tinham de pernoitar nas mais variadas situações.
Organização: DRCAlentejo | CIDEHUS
Em 24.05.2018