O recinto da Villa romana de Pisões abriu ao público

Ainda que estejam a decorrer campanhas de estudo na Villa romana de Pisões, já é possível visitar este espaço mediante três modalidades: sem marcação, com marcação e para escolas.

A sessão pública que pretendeu assinalar a reabertura deste sítio arqueológico, decorreu ontem, dia 27 de setembro, com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freiras, da Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, da Vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Beja, Sónia Calvário e do Diretor científico do projeto, Bento Caldeira.

Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado em Pisões, informando ainda que estão em candidatura vários projetos para este espaço, considerado pela Universidade de Évora, “essencial para a investigação e desenvolvimento, para a valorização patrimonial” bem como para a “divulgação e formação”.

Bento Caldeira, Professor da Universidade de Évora que dirige este projeto, deu a conhecer as intervenções realizadas no terreno por uma equipa composta por diversos investigadores e alunos da UÉ, informando ainda que este processo vai continuar durante os próximos anos, com o objetivo de criar um Campo Experimental para as Arqueociências e Ciências do Património numa perspetiva multidisciplinar.

Recorde-se que no passado dia 24 de agosto foi assinado um acordo de colaboração entre a Universidade de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja, que assinalou a formalização deste processo com múltiplas valências deste património.

Publicado em 28.09.2017