CIDEHUS com novo projecto europeu liderado
"RESISTANCE: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries"

Projecto: «RESISTANCE: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries»

Investigadora Responsável: Mafalda Soares da Cunha

A Comissão Europeia acaba de aprovar o projecto “RESISTANCE: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries“ no marco do programa H2020-MSCA-RISE-2017 (Marie Skłodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange) da União Europeia.

O projecto RESISTANCE aborda as desigualdades económicas, a exclusão social, a discriminação das minorias, a resistência cultural e a ruptura da coesão social - todas preocupações fundamentais na actual agenda europeia e mundial, tanto no trabalho académico quanto na formulação de políticas. O projecto visa analisar essas questões concentrando-se nos processos de resistência protagonizados por atores sociais historicamente desfavorecidos, discriminados e dominados. Ao usar um conceito de resistência que conecta formas contínuas e menos visíveis de resistência, dissidência cultural e revoltas violentas, o objectivo final do RESISTANCE é produzir uma reinterpretação do universo dos "dominados". O projecto permitirá compreender como esses atores podem influenciar os processos de mudança social, seja abrindo as sociedades à diversidade e tornando-as mais inclusivas e iguais, ou, inversamente, causando o aumento da repressão. Enraizado no campo disciplinar da História, o RESISTANCE usa o passado como um laboratório para a análise. Concentrando-se nos antigos impérios português e espanhol, este projecto privilegia uma abordagem comparativa no tempo e no espaço, a fim de investigar um longo período de tempo (do século XVI a meados do século XIX) e um quadro espacial que abrange a Europa, as Américas, a África e a Ásia. As experiências passadas das suas sociedades, fortemente assentes nas desigualdades étnicas, sociais, económicas, culturais, religiosas e de género, moldam, ainda, a actual dinâmica política e social.

O projecto RESISTANCE, a desenvolver entre 2018 e 2022, é liderado pela Universidade de Évora (CIDEHUS) e inclui um total de sete universidades beneficiárias em Portugal, Espanha e Alemanha (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa, Universidad de Cantabria, Universidad de Santiago de Compostela e Max-Planck-Gesellschaft Zur Forderung der Wissenschaften Ev) e, ainda, seis universidades em países terceiros (Pontificia Universidad Catolica de Chile; Brown University, EUA; Universidade de Cabo Verde; Universidade Federal da Bahia, Brasil; Universidad Nacional de La Plata, Argentina e El Colegio De Michoacán, México).

Para além das conclusões académicas, o RESISTANCE propõe uma ampla gama de resultados para divulgação e comunicação, direccionados a públicos abrangentes (escolas, museus, agências internacionais, grupos de reflexão, formuladores de políticas e muito mais).

A aprovação e financiamento deste projecto representam uma oportunidade de intercâmbio universitário internacional, e uma mais-valia para a formação e o trabalho de jovens investigadores. O projecto permitirá, também, o desenvolvimento de parcerias entre a academia e as organizações sociais e políticas de um grupo alargado de países, numa reflexão conjunta e essencial sobre realidades socioeconómicas actuais, com raízes históricas que importa compreender.

Publicado em 01.08.2017