Concurso para a atribuição de Bolsa de Pós-Doutoramento - Área Científica: Património / Humanidades Digitais / Turismo Cultural

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Unidade HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Património / Humanidades Digitais / Turismo Cultural

 

Requisitos de admissão:

- Doutoramento;

- Experiência de trabalho em Património Cultural;

- Experiência de articulação entre Património/Turismo Cultural e Humanidades Digitais;

- Publicações em revistas internacionais com arbitragem científica;

- Experiência comprovada de investigação e de participação em projetos de investigação;

- Elevado domínio da Língua Inglesa, falada e escrita;

- Disponibilidade para fixar residência em Portugal;

- Apresentar toda a documentação.

 

Requisitos preferenciais:

- Competências específicas e comprovadas na área do património histórico digital em articulação com o estudo de produtos turísticos.

- Desenvolver investigação em temáticas ligadas ao projecto estratégico do CIDEHUS

 

 

Plano de trabalhos: Desenvolver investigação sobre Património Cultural. Conceber e executar investigação sobre aplicações intensivas e inovadoras das TIC à área do Património Cultural e do Turismo; colaborar nos trabalhos de investigação em curso no CIDEHUS no âmbito do Património e do Turismo Cultural, nas suas ligações com as Humanidades Digitais; desenhar, liderar ou apoiar equipas que trabalhem neste campo; criar articulações com redes internacionais e, nesse contexto, desenhar e liderar ou apoiar candidaturas a projetos internacionais; dinamizar seminários de formação avançada na área do Património/HD/Turismo cultural para doutorandos e pós-graduados; publicar os resultados da investigação em revistas internacionais da especialidade com elevado fator de impacto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a orientação científica das Professoras Doutoras Ana Cardoso de Matos e Ana Maria Ferreira.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em outubro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao limite máximo de 3 anos, não podendo, contudo, ser imputado no projeto em questão para além do período de elegibilidade do mesmo.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), mais seguros, sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Critérios de selecção:

1ª Fase:

- Apreciação do curriculum (pontuação – 0-50) + projeto (pontuação – 0-40) + carta de motivação (pontuação – 0-10);

2ª Fase:

- Entrevista aos candidatos (até um máximo de 7) com maior pontuação na fase anterior (poderá ser feita por videoconferência ou Skype) – pontuação 0-100.

A concessão da bolsa encontra-se dependente do cumprimento dos requisitos previstos neste aviso de abertura, do resultado da avaliação científica, da receção da documentação exigida e da disponibilidade orçamental da entidade financiadora.

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof.ª Doutora Ana Cardoso de Matos

1.º Vogal – Prof.ª Doutora Ana Maria Ferreira

2.º Vogal – Prof. Doutora Fernanda Olival

1.º Suplente – Prof.ª Doutora Antónia Fialho Conde

2.º Suplente – Prof. Doutor João Rocha

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados no CIDEHUS, Palácio do Vimioso da Universidade de Évora, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos admitidos notificados através de e-mail. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de agosto a 15 de setembro de 2016 e os resultados da selecção serão publicados antes do final de setembro de 2016.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae detalhado (deverá obrigatoriamente mencionar os graus académicos, as áreas científicas e as classificações obtidas na licenciatura, mestrado, doutoramento e formações posteriores que eventualmente reúna);

- fotocópia simples dos certificados de habilitações;

- carta de motivação;

- projeto de investigação, redigido com um máximo de 2000 palavras, no qual deverá articular o as tarefas propostas com o projeto estratégico  do CIDEHUS. É obrigatória a entrega de um cronograma com uma milestone prevista para um prazo inferior a 12 meses. Para mais informações sobre o projecto estratégico, ver a página web do centro http://www.cidehus.uevora.pt/ e http://gdoc.uevora.pt/388960

- 2 cartas de recomendação;

- fotocópia ou link para o conteúdo integral de 1 ou 2 publicações que considere expressivas das suas competências;

- outros documentos comprovativos que considere relevantes.

NOTA: a carta de motivação e o projeto deverão ser redigidos em Português/Inglês / Espanhol/ Francês (à escolha do candidato).

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail, com indicação da referência “BPD – Património”, para:

 

Publicado em 22.08.2016