CALL FOR PAPERS: Colóquio "As Ciências de Polícia nos Finais do Antigo Regime: da teoria às práticas"

Este colóquio tem como objecto de estudo a recepção das práticas modernas de polícia associadas à concepção da ordem pública. A mais recente historiografia sobre a polícia tem privilegiado a análise dos mecanismos de recepção e circulação dos saberes e práticas de polícia no espaço europeu, abandonando as explicações tradicionalistas, presas a quadros quase exclusivamente nacionais, mais focadas nas questões organizacionais e de funcionamento das instituições tutelares. Fruto destas novas abordagens sabe-se hoje que o conceito de polícia se moldou em função dos espaços onde foi aplicado e da visão que os homens da polícia tinham das suas competências e dos meios para as executar.  Nesta mesma linha, pretende-se conhecer os dispositivos de vigilância mas também as experiências económicas e sociais que então foram implementadas. O que defendiam as ciências de polícia em relação à gestão da população e do território? Ou melhor, como se propunham fomentar o desenvolvimento da economia e a expansão demográfica? E o que postulavam em termos de Felicidade Pública? Como foram acolhidas semelhantes ideias?

O colóquio organiza-se nas seguintes temáticas:

I - Pressupostos ideológicos e modelos de actuação da polícia na Europa

II – Controlo do território e da população: produção e utilização do conhecimento

III - As Intendências e a criminalidade: os indivíduos e as instituições de reclusão

IV -  Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil: uma identidade diferenciada?

Conferencistas Convidados:

Vincent Milliot,  Université de Caen

José Luís Cardoso, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

José Subtil, Universidade Autónoma de Lisboa

Comissão organizadora:

Prof. Doutora Laurinda Abreu (Universidade de Évora / CIDEHUS), Maria Luísa Gama (CIDEHUS) e Christelle de Monserrate (CIDEHUS)

CALENDÁRIO PROVISÓRIO

15 de Outubro de 2015

Data limite para a submissão de propostas

30 de Outubro de 2015

Resposta sobre a admissão das propostas

15 de Novembro de 2015

Publicação do programa

Novembro de 2015

Período de inscrição

14 e 15 de Janeiro de 2016

Realização do colóquio As ciências de Polícia nos Finais do Antigo Regime: da teoria às práticas

Para submissão de resumos e inscrições:

1 - Realize o seu registo em https://sge.uevora.pt (receberá um email de confirmação para finalizar o seu registo)

2 - Realize o login em https://sge.uevora.pt e aceda ao link https://sge.uevora.pt/eventos/ver/140

3 - Selecione a opção "Inscrever" nas opções laterais do lado direito

4 - (Opcional, se quiser submeter um resumo) Selecione a opção "Submeter resumo" nas opções laterais do lado direito (as propostas deverão ter o título e o resumo da comunicação, entre 250 a 500 palavras e no mesmo ficheiro deverá enviar um breve CV)

5 - Depois da inscrição selecione a opção "Confirmar Inscrição"

6 - Depois de confirmada a inscrição, selecione a opção "Confirmar o Pagamento" onde lhe serão pedidos os dados para a facturação e onde deverá fazer o upload do comprovativo de pagamento.

Custo de Inscrição:

• Conferencistas (não-estudantes) - 30 €