Foto: stock.xchng
Debate Educação e Ciência em Portugal

O Director de Curso e os alunos do 2.º ano da Licenciatura em Ciências da Educação promovem uma sessão de debate sobre o tema "Educação e Ciência em Portugal - 2014", a realizar na Universidade de Évora (Sala 131, do Colégio do Espírito Santo) no dia 12 de Fevereiro de 2014, com duração prevista para o intervalo entre as 18 e as 20 horas.

Este será o quarto de uma série de debates mensais a realizar ao longo do ano lectivo 2013/14  nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2013 e de Fevereiro a Maio de 2014.

A preceder cada debate, a sessão é iniciada pelo visionamento de uma síntese das notícias da actualidade educativa relativa ao mês anterior. Desta forma, a Licenciatura em Ciências da Educação visa proporcionar a toda a comunidade académica, a todos os profissionais da educação e a toda a população, uma ocasião de debate participado sobre as problemáticas educativas que vão marcando a actualidade.

Em cada mês será escolhido um tema para objecto de debate especializado.

Para este quarto debate seleccionámos como tema o lugar que a Ciência e a investigação científica têm  no Portugal de 2014  e os problemas da sua articulação com a educação e a economia  do país. A discussão pública que recentemente se gerou a propósito da atribuição de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento é apenas o pretexto de um debate que pretendemos que seja ocasião não apenas para reflexão sobre o presente e o passado do sistema científico nacional mas também nos sirva para perspectivarmos o seu futuro.

Teremos neste debate como Oradores Convidados:

• Investigador/Bolseiro - nome a confirmar
  • Prof. Collares Pereira  - Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
  • Profª. Fernanda Olival - Directora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades
  • Prof. Peter Carrott - Director do CQE - Centro de Química de Évora
Publicado em 07.02.2014