Lançamento de Livro
Elites e Educação - o Liceu de Évora

O livro Elites e Educação - o Liceu de Évora, da autoria de Fernando Luís Gameiro, investigador do Centro Interdisciplinar em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), será apresentado no próximo dia 20 de outubro, pelas 17.30H, na Pousada Convento dos Loios.

A obra, que integra um prefácio da autoria de Helder Fonseca, examina a relação entre as elites e a educação nos contextos europeu e português, destacando o caso do Liceu de Évora. Este instituto de ensino clássico assegurou uma posição cimeira em matéria de oferta educativa já que permitiu aos estudantes, oriundos maioritariamente das regiões do Alentejo e Algarve, a conclusão do ciclo de estudos secundários. Este facto garantiu, durante quase um século, o estatuto de exclusividade relativamente aos liceus da Região e assegurou à cidade de Évora a centralidade na função educativa abaixo do Tejo.

O estudo, que tem na sua base a tese de doutoramento do autor, determina a origem e o destino social de muitos dos estudantes liceais, em grande parte sugados pelos espaços de formação do “Portugal Moderno”, fixando-se nas urbes do litoral, em particular na cidade de Lisboa.

A edição em livro, que tem a chancela da editora Colibri, foi patrocinada pelo CIDEHUS e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. Contou também com o apoio do Grupo Pestana.

A apresentação da obra, que encerra o ciclo comemorativo dos 175 anos do Liceu de Évora, estará a cargo dos professores catedráticos da Universidade de Évora Fátima Nunes e Helder Fonseca.

Em 20.10.2017
17:30 | Pousada Convento dos Loios | Évora