Encontro Curadoria Digital: estratégias e experiências

A grande quantidade de informação produzida em formato digital é uma realidade, seja por questões de digitalização ou de produção de documentos nado-digitais. A constante evolução tecnológica lança desafios em termos de preservação e acesso à informação a longo prazo, perspetivando a existência de novas práticas em termos de gestão, manutenção e preservação da informação.

Os repositórios institucionais vocacionados para a divulgação e o acesso aberto à produção científica, bem como a existência de outros repositórios de informação com interesse público, incluindo os que possuem conteúdos culturais, potenciam a necessidade da sua preservação a longo prazo. Pretende-se estimular a implementação de políticas de ciência aberta e governo aberto, orientadas para a promoção do acesso e reutilização dos dados e da informação, a transparência e a democratização do conhecimento.

É neste contexto que se impõe a Curadoria Digital, que inclui a gestão da informação desde a sua produção em ambiente digital, a produção da metainformação, a organização e avaliação da informação, a definição de boas práticas de digitalização, a preservação digital, entre outras atividades que possibilitam o acesso continuado e integral aos dados. Trata-se de uma nova área interdisciplinar que abrange as várias etapas do ciclo de vida da informação e que deve envolver e desafiar decisores, gestores de repositórios, profissionais da informação/documentação, técnicos de digitalização, entre outros.O objetivo geral do Encontro é promover o debate das questões relacionadas com a curadoria da informação digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

A Comissão Organizadora do Encontro Curadoria Digital convida gestores da informação, arquivistas, bibliotecários e outros profissionais da informação/documentação, gestores de repositórios, investigadores e demais interessados a participar neste evento, abordando e debatendo as questões relacionadas com a curadoria da informação em ambiente digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

Organização: Arquivo de Ciência e Tecnologia | FCT Instituto de História Contemporânea | FCSH-UNL Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
De 29.06.2016 a 30.06.2016
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa