I Ciclo de Conferências Leituras a Sul

O I Ciclo de Conferências Leituras a Sul, que tem início em abril e se estende até novembro de 2016, é uma iniciativa promovida pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo Literacias e Património Textual (lpt), sob coordenação da Professora Maria Filomena Gonçalves.

O itinerário proposto aos utilizadores de bibliotecas municipais e ao público em geral estende-se a toda a região alentejana, com iniciativas nos distritos de Portalegre, Évora e Beja. Nesta primeira fase, o ciclo de conferências decorrerá em sete bibliotecas municipais que possuem coleções patrimoniais, incluindo obras do século XVI a meados do século XIX.

Com o intuito de promover o património textual das bibliotecas do Alentejo, é objetivo deste Ciclo fomentar uma rede de bibliotecas com coleções patrimoniais e dar conhecer obras e fundos pouco estudados.

Sete bibliotecas municipais, com sete preocupações idênticas: tratar, organizar, integrar, preservar, conceber planos de emergência adequados, definir condições de consulta aos leitores e disponibilizar coleções patrimoniais únicas e intrinsecamente relacionadas com a identidade cultural das respetivas comunidades. Investigadores, profissionais da informação e utilizadores das bibliotecas reúnem-se para dialogar em torno de coleções únicas que "fazem comunidade".

Leituras a Sul é uma iniciativa que proporcionará uma reflexão integrada sobre as coleções patrimoniais, criando sinergias entre os municípios envolvidos.

 

 

 

De 07.04.2016 a 17.11.2016