Seminário Internacional Arte, Música e Devoção nos Mosteiros da Ordem da Cister

20 de Março ( Sexta-feira) – 17:00 | Casa Museu de Monção

Elisa Lessa - Vogal da Direcção da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho

Conferências

José Viriato Capela (Universidade do Minho)

O lugar dos Cistercienses na fundação e destinos de Portugal

Antónia Fialho Conde (Universidade de Évora)

O Concílio de Trento e as Constituições do Arcebispado de Évora: reflexos na prática musical e devocional em S. Bento de Cástris

21:30 Igreja do Convento dos Capuchos | concerto

Música para os conventos femininos (século XVII) Dir. Magna Ferreira.

21 de Março (sábado) – 10:00 | Casa Museu de Monção

As Ordens Religiosas em Portugal no período moderno

Margarida Sá Nogueira Lalanda (Universidade dos Açores) Ambientes culturais nos mosteiros femininos dos séculos XVI a XVIII

Elisa Lessa (Universidade do Minho)

Arte Musical e espiritualidade no monaquismo feminino cisterciense nos séculos XVI a XVIII.

11:00 - Pausa para café nos Jardins

11:30 - Ana Maria Tavares Martins - Universidade da Beira Interior A pertinência do Projeto Orfeus no âmbito da investigação sobre os Mosteiros Cistercienses Portugueses: a dualidade espacial cisterciense dos coros femininos e masculinos.

- Paula Pita Galán – Universidade de Santiago de Compostela –

Los monasterios y el patrimonio cultural gallego: estrategias de promoción y difusión artística entre los siglos XVI- XVIII.

13:00   Pausa para almoço

15:00 - O Concílio de Trento e as expressões da devotio moderna: das determinações conciliares às realidades locais

António Marques (Bolseiro FCT / Projeto ORFEUS)

Devoção e Música: Religiosas e tangedoras no Mosteiro de S. Bento de Cástris no período moderno

Luís Henriques (Bolseiro FCT / Projeto ORFEUS)

O ciclo do Temporale e Sanctorale em dois graduais quinhentistas do mosteiro de S. Bento de Cástris: A sua organização e intervenções posteriores.

Filipe Mesquita (Universidade de Évora)

O Códice CLI/1-4 nº8 da Biblioteca Pública de Évora e a execução instrumental organística no contexto cisterciense.

16:30 - Encerramento

José Viriato Capela – Presidente da Direcção da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.

De 20.03.2015 a 21.03.2015
17:00 l Casa Museu de Monção, Universidade do Minho