O clero regular na época moderna: uma visão religiosa, cultural e política

No âmbito do Seminário História Religiosa - Época Moderna irá decorrer a sessão de encerramento sendo proferia a conferência O clero regular na época moderna: uma visão religiosa, cultural e política, por Frederico Palomo (Universidad Complutense de Madrid)

O Seminário de História Religiosa Moderna, nos seus moldes atuais, é promovido pelo Centro de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, em coorganização com o Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra, o Centro de História da Cultura (CHC) da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e o Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) das Universidades do Porto e do Minho, todos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), mediante protocolo assinado pelas três instituições em dezembro de 2013. O projeto dá continuidade a uma iniciativa iniciada no CEHR em 2002, ao qual se haviam juntado em 2009 o CHSC e o CHC.

O Seminário tem uma direção científica composta por: António Camões Gouveia (CHC), David Sampaio Barbosa (CEHR), José Pedro Paiva (CHSC), Maria Antónia Fialho Conde (CIDEHUS) e Zulmira Santos (CITCEM).

O seu objetivo principal é o de proporcionar um espaço de atualização científica através da apresentação de novos estudos, reflexão crítica e debate no campo da história religiosa e da Igreja na Época Moderna, visando estimular a investigação que se realiza nesta área de saber e criar condições para o seu aprofundamento e aperfeiçoamento, e está aberto não só aos membros dos Centros referidos, mas a todos aqueles que tiverem interesse por esta área de conhecimento.

O seminário realiza-se anualmente e é composto por um ciclo de oito conferências temáticas. As sessões decorrem entre os meses de março e novembro, com uma pausa em agosto, e têm lugar todas as terceiras 3ªs-feiras de cada mês, entre as 17h e as 19h30 nas instalações do CEHR.

+ informação

Em 18.11.2014