LANÇAMENTO | Lux Anima. Iluminuras na Biblioteca de Évora

A obra Lux Anima. Iluminuras na Biblioteca de Évora, uma edição da Althum, coordenada por Antónia Fialho Conde, será apresentada na Biblioteca Pública de Évora (22. Setembro. 2017) e na Biblioteca Nacional de Portugal (27. Setembro. 2017). 

Em Liboa, o lançamento estará a cargo de Antónia Fialho Conde, Catarina Miguel, Isabel Cid e Horácio Peixeiro. Em Évora a obra contará com a apresentação de Ana Paula Amendoeira, Directora Regional da Cultura do Alentejo. 

A obra dá a conhecer exemplares representativos da coleção de iluminados (manuscritos e incunábulos) do acervo na Biblioteca Pública de Évora. O conjunto selecionado inclui exemplares de fontes diversificadas, entre as quais Bíblias, Cânones, Missais, Livros de Capela, Forais, Livros de Horas, etc, apresentando grande variedade sob o ponto de vista cronológico e geográfico. Sublinhando-se a presença de códices dos finais da Idade Média e dos inícios do Renascimento, que testemunham um período em que a pintura se afirmava.

A obra assenta no trabalho de uma equipa pluridisciplinar, composta por investigadoras de diversas áreas, de que se destacam a História, a Codicologia e a Química, unida em torno de um denominador comum – o estudo e a preservação da História e do Património Cultural.

A riqueza e a diversidade iconográficas presentes nas obras selecionadas testemunham ainda o valor da imagem enquanto documento e espelham a realidade social e cultural da região. A presença de tais códices na coleção da Biblioteca Pública de Évora não se pode dissociar de dois factores: por um lado, a implantação das comunidades monásticas a Sul do Tejo e muito particularmente em Évora (com larga profusão a partir do século XV); por outro, o caso de Évora como cidade cosmopolita e universitária, assento de Corte no século XVI, por exemplo.

Embora dominem as imagens alusivas à esfera do sagrado, o interesse da análise prende-se também com a presença de representações do mundo natural, dado ser na existência desses elementos, normalmente localizados nas margens, que fica provada a liberdade de criação do artista, cruzando facilmente o mundo natural e a imaginação, ou ainda a marca de mecenas encomendadores.

A análise material (cores predominantes, materiais de suporte, entre outros), possibilita a abordagem dos factores de deterioração (tanto nos materiais de suporte como nas cores), elemento essencial para uma aposta na sua conservação.

A obra aposta num discurso abrangente, para diversos públicos e leitores, procurando fazer-lhes chegar a mensagem da importância do acervo eborense no que diz respeito à iluminura.

 

Évora | 22. Setembro. 2017 | Biblioteca Pública de Évora | Entrada livre

Lisboa | 27. Setembro. 2017 | Biblioteca Nacional de Portugal | Auditório | 18h30 | Entrada Livre

 

Para mais informações

Organização: Biblioteca Pública de Évora | Biblioteca Nacional de Portugal
Em 22.09.2017
Biblioteca Pública de Évora
Anexos