Taxonomia de História Medieval Portuguesa

A taxonomia de História Medieval Portuguesa (sécs. XII-XV) resulta da investigação desenvolvida no Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora (2009-2014), em colaboração com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Carlos III de Madrid. Esta taxonomia, já online sob a forma de listagem, consiste num vocabulário controlado que tem como objetivo indexar informação relativa ao universo dos estudos medievais portugueses, existente no contexto das unidades de informação/de investigação da especialidade. Contém, de momento, 2987 termos, em constante atualização e crescimento, como é próprio do atual contexto colaborativo e participativo da web . Por conseguinte, este vocabulário é um instrumento em aberto, correspondendo a uma primeira tentativa de sistematização terminológica desta cronologia da História portuguesa.

Elaboração: Filipa Medeiros (Cidehus-UE/Campo Arqueológico de Mértola)

Coordenação: Hermínia Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora/Cidehus)

José Antonio Moreiro González (Universidade Carlos III de Madrid)

Encontra-se disponível a primeira versão da taxonomia de História Medieval Portuguesa: