Inventário do Arquivo da Associação Círculo Eborense (1836-1976)

O projeto A sociabilidade alentejana nos documentos. Resgate e tratamento do arquivo do Círculo Eborense (1836-1976)  foi patrocinado pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (2016).

O projeto teve como finalidade proceder ao tratamento e divulgação do arquivo do Círculo Eborense, uma associação de lazer e cultura com um acervo documental de notável relevância, embora com evidentes sinais de deterioração.

Esta associação da elite social eborense, fundada em 1836, é uma das mais antigas do país ainda em atividade e conserva documentação da fase de instauração do Liberalismo em Portugal. Neste contexto, a ação de preservação e organização do espólio salvaguarda a memória de dinâmicas e práticas sociais inscrita na documentação histórica da Sociedade Circulo Eborense. A sua disponibilização à comunidade de investigadores, e os estudos que a partir desta documentação se efetuem, poderão contribuir para uma melhor compreensão do papel e significado destes espaços de sociabilidade, tanto a nível local como nacional, ao longo dos séculos XIX e XX.

Por se tratar de um arquivo privado, a cooperação da direção da associação foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. Mediante a sua autorização efetuou-se o tratamento e classificação do espólio segundo critérios arquivísticos atuais e criaram-se as condições para a respectiva disseminação dos resultados.

Foi feita uma primeira listagem do acervo remanescente da Sociedade e procedeu-se à desparasitação do mesmo em câmara de vácuo. Seguiu-se e a limpeza manual dos documentos, a descrição arquivística e o acondicionamento em capilhas e caixas de arquivo com as especificações técnicas apropriadas para o efeito. Finalmente, toda a documentação tratada foi acondicionada em armários de metal adquiridos pela direção da Sociedade.

Os resultados da descrição arquivística são disseminados através do FUNDIS , repositório de descrições arquivísticas de Fundos Documentais de Instituições do Sul, alojado na página do centro de investigação CIDEHUS.UÉ (Centro de Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora).

A documentação, devidamente tratada e acondicionada, permanece na sede do Círculo Eborense e o acesso à mesma carece de autorização da sua direção.

Para além do patrocínio da Fundação Gulbenkian e do apoio da própria direção da associação, o projeto foi apoiado pelo centro de investigação CIDEHUS da Universidade de Évora.

Consulte a base de dados do projeto AQUI

A equipa do projeto:

Maria Ana Bernardo (docente do Departamento de História e investigadora do CIDEHUS.UÉ), Maria Zozaya (bolseira de pós-doutoramento da FCT e investigadora do CIDEHUS.UÉ), David Baptista (pós-graduado do Curso de Especialização de Ciências Documentais – opção Arquivo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) Jorge Janeiro (Diretor do Arquivo Distrital de Évora).

Patrocínio: Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais – 2016)

Apoios: Sociedade Círculo Eborense; CIDEHUS.UÉ