FUNDIS - Fundos Documentais de Instituições do Sul

FUNDIS

O CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), no âmbito do seu programa científico que se centra no Sul de Portugal, decidiu promover a criação de uma base de dados que agregue referências de fontes documentais pertinentes para os estudos promovidos nos seus diferentes grupos de investigação.

A FUNDIS (Fundos Documentais de Instituições do Sul) é, assim, uma base de dados, criada em 2009, que consiste num repositório de descrições documentais de fundos arquivísticos de instituições do Sul de Portugal ou que apresentem informação relevante para os estudos do Sul.

Ao colocá-la on-line objectiva-se a disponibilização de uma ferramenta útil aos investigadores que se dedicam à pesquisa de fontes, essencialmente para a história do Alentejo, mas também para a história do país.

Os conteúdos documentais existentes resultam de recolhas documentais desenvolvidas por membros do CIDEHUS-UÉ; ou de inventariações efectuadas directamente na base por outros colaboradores individuais ou institucionais, onde se destacam as câmaras, as misericórdias e os cabidos das sés do Alentejo.

O objectivo subjacente é o de disponibilizar à comunidade académica e aos investigadores em geral uma informação histórica dotada de uniformidade nos seus critérios de descrição e pesquisa.

Informa-se que todos os investigadores e utilizadores que assim o desejarem podem contribuir para o enriquecimento da informação existente, quer seja pela disponibilização da descrição de núcleos documentais, quer pelas eventuais críticas ou sugestões.